Numerologia Cabalística



NUMEROLOGIA CABALÍSTICA 

“Segundo a tradição cabalista, cada número contém um mistério e um atributo que se refere à divindade ou a alguma inteligência. Tudo o que existe na natureza forma uma unidade pelo encadeamento de causas e efeitos, que se multiplicam ao infinito, e cada uma dessas causas refere-se a um número determinado. Existe uma ordem no Universo, do átomo ao sistema solar e as Galáxias”. 
A Numerologia Cabalística é uma das mais antigas ciências que estuda e aplica os valores dos números e das letras para identificar a essência metafísica das coisas. A Kabbalah ensina, entre outras coisas, que cada letra, número e acento da escrita possui um sentido escondido, e ensina os métodos de interpretação para compreender esses significados velados. Podemos, através da decodificação do nome e data de nascimento, desvendar muitos enigmas da nossa existência e fazer um verdadeiro mapa que nos orienta com segurança e sabedoria na realização do nosso destino. Todos os eventos da vida estão representados por números. Nossos dons e talentos, aptidões e potencialidades; desafios, obstáculos, oportunidades e circunstâncias as quais estaremos expostos durante toda a vida; o que trazemos do passado (de outras vidas), e como será o nosso futuro. Toda nossa existência está codificada em números, e é possível decifrar esses códigos através da Numerologia Cabalística. 


 A Numerologia Cabalística é um método sistematizado a partir da numerologia da Kabbalah; está adaptada para o nosso alfabeto, e por demais aos alfabetos ocidentais em geral, de acordo com suas características linguísticas específicas. No Brasil, o alfabeto português leva em consideração acentos e o “Ç” (cedilha ou C cedilhado), e a Numerologia Cabalística está adaptada para essa realidade, que faz grande diferença na precisão dos resultados dos estudos numerológicos. Além da finalidade específica para o autoconhecimento, sistematizada neste método, a Numerologia Cabalística tem grande utilidade nas empresas e nos negócios definindo e harmonizando as mais diversas ocorrências nesse meio. Ela pode ser usada por qualquer pessoa interessada em seu próprio autoconhecimento, como consultor e numerólogo, na área de RH, em psicoterapia e nas terapias em geral, nas escolas, e para muitas outras finalidades. A tabela de conversão das letras do alfabeto em valores numéricos se origina da tabela hebraica.





OS SIGNIFICADOS DOS NÚMEROS 

Cada número traz em si informações peculiares formando um arquétipo, como se fosse uma personalidade a se mover no mundo. Mas os números, sendo arquétipos aparentemente isolados, mantém entre si uma estreita relação; cada um é a evolução do anterior acrescida de novas qualidades. Os números ímpares são ativos, enquanto que os pares são passivos e receptivos. Na verdade, todos os números são desdobramentos do 0 (zero) contraído no 1. Assim sendo, o número 1 contém potencialmente todas as qualidades dos demais números, mas só o 9 manifesta todas elas, pois ele é a evolução de todos os números simples. 

Numero 1 É a unidade e a causa primeira de tudo, o princípio criador dos números; sendo só, a unidade não pode produzir, para isso é necessário que se oponha a si mesma, que se desdobre. É o pai dos números e carrega o princípio da harmonia, iniciação, atividade, autodomínio, superação das forças menores, poder mental e austeridade. É um número sempre considerado afortunado por todos os mestres, antigos e modernos, e as suas vibrações são solares. O número 1 é a mônada, o ponto a partir do qual o 0 (zero) infinito contrai-se para dar início a um novo plano de evolução. A sua relação no Tarô é com O Mago, que traz as potencialidades infinitas do Louco para se iniciar em nova jornada de expansão da consciência. Por si só, o número 1 nada pode gerar; ele é só um ponto; o ponto de partida para uma ideia criativa desejada. Mas, para que uma ideia ganhe formas ela precisa de outros elementos, e o número 1 traz em si os 4 elementos de que dispõe O Mago – Fogo, Terra, Água e Ar. 
Positivo – Força, poder, originalidade, iniciativa e liderança; pioneirismo, criatividade e ambição; autoconfiança, coragem, ousadia e controle; brilho, sucesso, conquistas e posses; independência, autoridade, determinação. 
Negativo – Arrogância, agressividade, orgulho, autoritarismo, egoísmo, cinismo e solidão; preguiça, presunção e falta de iniciativa. 

Numero 2 O 2 não existe por si só; é o reflexo da unidade. O 1 é o Ser, o 2 é o reflexo, por isso o 2 é o número da cooperação. É o número do intelecto e a fonte da concepção mental; da passividade e receptividade. As pessoas de número 2 são calmas, bondosas, gentis, organizadas e escrupulosas; apesar de não serem ambiciosas, conseguem tudo o que desejam pela persuasão. As suas vibrações são lunares. O número 2 é o primeiro complemento do número 1, em seu desdobramento, o feminino que representa os aspectos intuitivo e sensitivo. No Tarô, é A Sacerdotiza representando as ciências ocultas e o poder feminino, passivo e receptivo na criação. Com o número 2, temos a primeira possibilidade de gerar uma figura geométrica, pois, a partir de dois pontos já podemos traçar uma linha reta. Assim sendo, agora existe a primeira possibilidade real de manifestação da vontade, que vai gerar um terceiro elemento resultante da união dos polos positivo e negativo – a luz que se manifesta no número 3. 
Positivo – Cooperação, participação, concessão; flexibilidade, sociabilidade, adaptação; facilidade de relacionamento, diplomacia, gentileza, cordialidade; atencioso e receptivo. Negativo – Submissão, timidez, insegurança, indecisão; inibição, descuido, apatia; Dependência, depressão. 

Numero 3 Da união da unidade e da dualidade nasce o terceiro princípio: Três, o ternário, que é neutro. O 3 é o número da forma – comprimento, largura e profundidade. É o fim e a expressão do amor porque é o nó misterioso que une o ativo com o passivo, o homem com a mulher; é o filho que participa do pai e da mãe, sem ser nenhum deles. É a luz, o sagrado, resultado da moldagem das substancias, produto da união e o número da perfeição. É o número dos extrovertidos, inteligentes, criativos e espirituosos. Pessoas de número 3 fazem amizades com grande facilidade e têm êxito em tudo o que empreendem. Número da mais alta sabedoria e valor, do amor perfeito, da ternura da alma, representa a fartura, a fertilidade e o empenho. Suas vibrações são jupterianas. O número 3 forma a primeira figura geométrica completa – o triângulo equilátero (três lados iguais). Representa a tríade que aparece em vários aspectos das realidades divinas e humanas – pai, filho e espírito santo; eu superior, eu médio e eu básico; super consciente, consciente e subconsciente, e outros mais. É a tridimensionalidade das realidades materiais – altura, profundidade e largura. A sua relação no Tarô é com A Imperatiz, símbolo da fertilidade, criatividade, expansão e abundância. 
Positivo – Imaginação, criatividade, múltiplos talentos; sociabilidade, comunicação, valorização da beleza; fertilidade, multiplicação; divertido, otimista, benquisto; interessante, interessado. 
Negativo – Desordenado, desastrado; exagero, extravagância; superficialidade, tagarelice; exibicionismo, excesso de vaidade; ciúme. 


Numero 4 O 4 é o número da harmonia – é a ação da unidade exercida sobre o ternário da forma. É o número dos quatro elementos – fogo, terra, água e ar. Representa a consumação e a manifestação da luz. Corresponde a pessoas realistas e equilibradas, aquelas em quem sempre se pode confiar. Falta-lhes a versatilidade dos números 1 e 3, mas isso é compensado por seu agudo senso de justiça e pela atenção meticulosa com que consideram todos os detalhes. O 4 é o número da perseverança e da imortalidade, da descoberta e da consumação, da firmeza e do propósito; da realização das esperanças, das regras, dos poderes e da vontade. As suas vibrações são solares e é tido sempre como um número de sorte. O poderoso número 4 tem capacidade de materializar as ideias originadas na mente criativa do 3. Ele representa a execução dos projetos, tal como a engenharia de construção que ergue um edifício seguindo a um projeto arquitetônico. Sua robustes faz com que tenha se tornado um número pouco simpático aos que sonham com inovações e aventuras. No Tarô, o número 4 é bem representado pelo Imperador, porque sua autoridade é incontestável dada sua honestidade e legítimos e rígidos princípios com a moral e a ética. Positivo – Ordem, disciplina, organização, rigidez, equilíbrio; dedicação, sacrifício, trabalhador nato e obediente, resistente, incansável; honestidade, sinceridade, lealdade; estabilidade, persistência. Negativo – Sistemático, visão limitada, tedioso; teimosia, inflexibilidade, sovinice; excesso de cautela, conservadorismo; inveja; medo do novo. Luìz Trevizani Numerologia Cabalística 7 www.luzdaconsciencia.com.br 

Numero 5 O 5 é formado de 4 pela adição de 1. Um é o princípio a vida, o espírito; quatro são os elementos – 5 é o espírito dominando os elementos. É o Pentagrama, a estrela flamejante de cinco pontas, que representa o homem perfeito. O 5 é um número mágico e peculiar; geralmente associado a confusões e desavenças. É uma vibração muito intensa e só aqueles que compreendem sua importância podem tornar-se mágicos. Representa a irritação e a conformação do corpo mortal à disciplina espiritual. É a vibração das pessoas espertas, inteligentes, brilhantes e impacientes, que gostam de levar a vida movimentada, cheia de aventuras e sensações, que gostam de conhecer gente. Em sua maioria, são muito atraentes do ponto de vista físico e magnético, mas eventualmente se revelam fúteis, pois tem certa dificuldade em assumir compromissos concretos. É um número de fogo e combate, competição e luta, pressa e raiva; da luz, do entendimento, justiça, fé, autoridade, poder e vontade. As suas vibrações são mercurianas. O número 5 rompe com as estruturas rígidas do 4 para se lançar em novas experiências, que leva a novos aprendizados. De aventureiro que se permite experimentar de tudo a fim de extrair dos sentidos físicos as lições que aprende, ao amadurecido representado pelo arcano do Papa no Tarô, o número 5 é, dentre os números simples, o que mais nos reporta à necessidade de responder pelos nossos atos. Por isso, seu aspecto aparentemente contraditório, ao ser ele um aventureiro e ao mesmo tempo estar representado por essa figura moralista do arcano O Papa no Tarô. E é justamente por esta razão que ele representa a responsabilidade, que só se aprende, ainda, por meio do experimentar. O número 5 está no meio do ciclo, tendo 4 números anteriores e 4 posteriores. 
Positivo – Liberdade, independência; versatilidade, facilidade de adaptação; desprendido, aventureiro, cigano; ousadia, coragem; sensualidade, sexualidade ativa; sociabilidade; esperteza. 
Negativo – Irresponsabilidade; irreflexão, instabilidade; ansiedade, inquietação, temperamental; impulsividade; insatisfação; agitado, barulhento; abusos e vicios. 

Numero 6 Seis é duas vezes três; é, portanto, a imagem das relações que existem entre o céu e a terra. É o símbolo do equilíbrio, do antagonismo, do bem e do mal. O seu signo hieroglífico correspondente é o hexagrama, a estrela de seis pontas, que é formada por dois triângulos entrelaçados: um com a ponta para cima e outro com a ponta para baixo. Representa o dogma da analogia, o axioma gravado sobre a tábua de esmeraldas de Hermes: “O que está em cima é como o que está em baixo.” Pessoas de número 6 estão entre os mais serenos e calmos de todo o sistema numerológico. São tranquilos, equilibrados e caseiros. Possuem grande afetividade, lealdade e sinceridade. São criativos e bem sucedidos nas artes cênicas, ou seja, se dão bem como artistas, principalmente no teatro. O 6 é, também, o número da confusão e junção, da união e sedução, do vício e da virtude, do amor e da incerteza no casamento, da atração dos sexos e da beleza. Significa todos os tipos de problemas e discórdias, mas é capaz de purificação pelo conhecimento e de uma boa vida. As suas vibrações são venusianas. 
O Número 6, apesar da tranquilidade que passa, traz em seu íntimo uma inquietação que se traduz justamente por esta necessidade de ver tudo e todos em harmonia, tranquilidade e paz, o que gera uma certa tensão emocional. Os aspectos duais originados pelo número 2, agora ganham qualidades mais amplas num envolvimento com o meio social, a família e as relações humanas de modo mais abrangente. A relação do número 6 com Os Enamorados no Tarô representa bem esses aspectos emocionais conflitantes. Positivo – Tranquilidade, paz, calma; emotividade, afeição, amorosidade; caseiro, valoriza o lar; amizade, simpatia; conciliação, cooperação; bondade, solicitude; idealismo. Negativo – Acomodação, desleixo, irresponsabilidade; paternalismo; controlador da vida alheia; apego excessivo aos familiares; excesso de preocupação; presunção, convencionalismo; ansiedade, ciúme. 


Numero 7 O 7 é o desenvolvimento do 3, o princípio neutro, dominando os quatro elementos; a aliança da idéia e da forma. Representa o poder mágico em toda a sua força. É um número próspero e inteiramente espiritual/religioso; representa o triunfo do espírito sobre a matéria. Pessoas 7 são solitárias e introspectivas. Em geral, são filósofos, místicos ou esotéricos – tendem a se isolar e contemplar a vida em vez de participar de sua agitação. São compenetrados e discretos, e conseguem manter grande domínio sobre si mesmos. Indiferentes às glórias e as riquezas materiais, podem parecer distantes e distraídos, mas não deixam de manter amizades duradouras. Têm dificuldades para se exprimir e evitam discussões. Realeza e triunfo, fama e honra, reputação e vitória, As suas vibrações são lunares. O número 7 pode ser considerado uma boa evolução do número 5, porém, mais amadurecida porque, em vez de explorar o mundo exterior como faz o 5, ele mergulha fundo no rico mundo interior para levar a criatura a tomar seu próprio rumo na vida amparado por uma descoberta das mais importantes – somos imortais. O que importava até antes do 7, era o mundo físico, dos sentidos e das sensações, do amor condicionado ao gostar ou não gostar, das relações de estima. Agora começa uma nova etapa na evolução dos números; a partir dessa descoberta da imortalidade, estabelece-se a relação com o mundo astral, ou espiritual, em outra concepção. A grande descoberta do 7 é que as realidades materiais são frutos das emanações da cosnciência. A lição que o número 7 nos deixa está representada, no Tarô, pelo Arcano do Carro – agora que você conhece as duas principais realidades, física e espiritual, assuma a responsabilidade que já aprendeu e siga o seu rumo na vida. Positivo – Análise, introspecção, autocontrole; intelectualidade, cultura, racionalidade; perfeccionismo, exigência; sensibilidade, intuição; misticismo, superstição; seletividade, refinamento; honra, fidelidade. Negativo – Arredio, confuso, vago; excesso de racionalidade; alto grau de exigência, mania de criticar; apreensão, nervosismo, vícios; sarcasmo; solidão; autodestruição. 


Numero 8 Oito é duas vezes quatro, isto é, a manifestação perfeita das formas, a balança universal das coisas. O número 8 é peculiar e visto como de grande poder pelos antigos gregos, que diziam: “Todas as coisas são oito.” O 8 é conhecido como o portão da eternidade, porque sucede o 7 e antecede o 9. Pessoas 8 podem ser excelentes empresários, políticos, advogados ou financistas. São duros e persistentes no trabalho. Mostram ser ávidos e egocêntricos, mas, por trás dessa aparência desumana, quase sempre há um toque de extravagância que acaba cativando a todos. Normalmente é persistente, analítico e sabe agir com muita diplomacia para conseguir o que deseja. Oito é o número da atração e da repulsão, da vida, dos terrores e todos os tipos de lutas, da separação, ruptura, destruição, justiça, expectativas e ameaças. As suas vibrações são saturnianas. O número 8 alcança o poder e exerce a justiça, porque todo poder vem revestido da justa medida da responsabilidade para com aqueles sobre os quais ele é exercido. O seu carisma se traduz numa liderança visionária, própria daqueles que têm aspirações políticas. Uma frase define bem o que representa o número 8 – “Eu te concedo o poder e a riqueza, porém, exerce o poder e multiplique a riqueza com justiça e equanimidade”. Dentre os números pares, o 8 alcança o equilíbrio ao possuir também as qualidades ímpares adquiridas da evolução dos números, que vão sendo agregadas dos anteriores. O número 8 possui as qualidades de todos os números anteriores, faltando-lhe apenas a sabedoria do 9. No tarô, o número 8 está representado no arcano da Justiça. 
Positivo – Direto, objetivo, verdadeiro; capacidade de organização, praticidade; retidão, autoridade; sucesso material, prestígio, ambição; talento para altos cargos; visionário. Negativo – Injustiça, vingança, dominação; desonestidade, crueldade, uso das pessoas; autoritarismo, teimosia; egoísmo, ganância, excesso de apego ao material; mau uso da autoridade, sede de poder; frieza. 


Numero 9 Nove é 3 x 3, a imagem mais completa dos três mundos; é também o número do iniciado e exprime a razão de ser de todas as formas, porque contém todos os outros números simples. Nove é o ápice da realização intelectual e espiritual. Pessoas 9 são românticas, idealistas e visionárias – poetas, líderes religiosos, médicos, cientistas e filósofos. Destacamse pelo altruísmo, pela vida disciplinada e pela determinação com que lutam por seus objetivos. Seu idealismo está voltado para a humanidade como um todo – no cotidiano tendem a monopolizar as atenções e a não atribuir muita importância à fidelidade no amor e na amizade. São tremendamente independentes, confiantes e corajosos. O 9 é o número do mistério e do poder do silêncio e liga-se ao plano astral. É o número da sabedoria, virtude, experiência, moralidade, valor, amor, compaixão, obscuridade, proteção e frutos do mérito. As suas vibrações são marcianas. O circulo se fecha sobre o ponto inicial, a mônada, e o número 9 contém tudo o que os demais números já manifestaram. Sendo o 9 o número da sabedoria, compreende-se ser ele um compêndio de tudo aquilo que foram os anteriores, ou seja, a lógica de tudo está nele. As suas qualidades são, em certos aspectos, contraditórias porque os pares se unem aos Luìz Trevizani Numerologia Cabalística 10 www.luzdaconsciencia.com.br ímpares para se tornar uma só coisa – um 9. Este é, dentre os números, aquele que torna mais dificultosa a experiencia humana quando o materialismo domina os interesses de quem o possui. A grande lição do número 9 é a do amor incondicional. O Heremita, no tarô, conta sua história de busca pelo resgate da alma humana no número 9. Positivo – Humano, solícito, impessoal, compreensivo, generoso, prestativo, justo, capaz de amor incondicional; capacidade de realização, determinação; romantismo, sentimentalismo; magnetismo, Intuição; sentido artístico; ausência de preconceitos; visionário. Negativo – Possessivo, acusador, rabugento, teimoso; vícios, autodestruição; mal humorado, temperamental; extravagância; bajulação; excessiva emotividade; indiscrição; melancolia. 


Numero 11 O 11 representa o grande agente mágico, a força oculta e cega, quando não é bem dirigida. É o número da violência, poder, bravura, energia, sucesso e aventuras destemidas, liberdade e do conhecimento de como dominar as estrelas. É o número das grandes revelações e dos grandes martírios. Pessoas 11 tem vocação para a medicina, pregação religiosa, enfermagem; professores eméritos, políticos influentes e geniais artistas. Acreditam que ideias importam mais que o indivíduo. Tudo o que quiserem ser serão. São idealistas, místicos, nervosos, veementes, imaginativos e pensadores inspirados. Os seus possuidores são práticos, habilidosos, cordiais, idealistas, inspirados e eficientes organizadores, com grande potencial de realização. As suas vibrações são lunares. O número 11 carrega, em dose dupla, a força do explosivo número 1 equilibrada pelo 2 resultante de sua redução. É uma força estrondosa, e quando está ambientada no poder do ego causa destruição, mas também é de elevação espiritual quando ambientada na alma humana sob ação amorosa. No Tarô, podemos considerar o número 11 como uma junção de três Arcanos – A Força, seu representante direto, mais O Mago e A Sacerdotiza. Das deliberações desses três aspectos parece surgir algo que realmente representa o número 11 na numerologia – força, ação e equilíbrio, ou, força, reação e desequilíbrio. Tanto pendendo para o lado do bem quanto para o lado do mal, força é sempre força. Em geral, o número 11 nos remete a um estado elevado de consciência, e as pessoas possuidoras deste número trabalham para o bem da humanidade. 
Positivo – Inspiração, intuição; sensibilidade desenvolvida; espiritualismo; sentido artístico, múltiplas habilidades. 
Negativo – Apreensão, nervosismo, vícios; paranoia, mania de perseguição; negligência em relação ao material; instabilidade. 


Numero 22 O número 22 é classificado como excelente no que se refere à espiritualidade, porém, nas coisas terrenas já não tem a mesma propriedade, chegando a ser símbolo de loucura, falso juízo, arrogância e catástrofe. Pessoas 22 possuem todas as qualidades boas dos outros números. É um número de grande poder e, se o seu possuidor desejar ser algo que pareça impossível, não duvide, ele com certeza conseguirá o seu objetivo, e sem muita dificuldade. Os seus possuidores são práticos, habilidosos, cordiais, idealistas, inspirados e eficientes organizadores, com grande potencial de realização. As suas vibrações são lunares. Este número representa o poder de transpor quaisquer tipo de fronteiras. Ele abrange os mais elevados ideais da diplomacia e do poder de regeneração dos mundos. É o grande construtor das obras que marcam a evolução da humanidade. No Tarô, podemos considerar uma junção de forças composta pelo Arcano O Louco (22), representando as potencialidades puras do espírito; A Sacerdotiza (2), duplamente representada (2.2); O Imperador (4), resultado da soma de 2+2. As qualidades do 22 podem ser assim definidas – a ordem do Imperador estabelecida a partir da visão interior e intuitiva da Sacerdotiza, sobre o universo das potencialidades infinitas do Louco. É por isso que o 22 transcende limites e fronteiras. É o número dos grades visionários construtores de mundos. 
Positivo – Sabedoria nata, genialidade, facilidade de ensinar; força, vigor; espiritualismo, magia; futurista, sonhador. 
Negativo – Ganância, corrupção; destruição acentuada; imprudência; uso da magia para o mal ou para si próprio.


Para Mapa numerológico pessoal, entre em contato!
Zap: 21-98703-6466
lotedafortuna@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário